TDP_A&S_Print_Original.png

COVID 19

TERMALISMO EM SEGURANÇA

Considerações Gerais:

 

  • Estas informações têm o intuito de informar os utentes de como proceder antes e durante a estadia nas Termas de Monfortinho. 

  • Para que o regresso às termas seja feito em segurança foram tomadas várias medidas de higiene e segurança, em conformidade com a Orientação nº031/2020 de 13/06/2020 da DGS, que os utentes e colaboradores deverão seguir de modo a evitar a propagação e transmissão do vírus, COVID-19. 

  • Existe um reforço na adoção de medidas organizativas internas quanto à distribuição no espaço de clientes, nas medidas de proteção e vigilância dos profissionais das termas e nos procedimentos dos tratamentos, que vão complementar as orientações das autoridades. 

  • O presente guia não substitui a legislação em vigor, as recomendações das autoridades competentes, nomeadamente da DGS, ou seja, este guia é um acordo das recomendações dadas pela DGS e pela política definida pela empresa Termas de Monfortinho. 

  • Assume-se que está garantida a conveniente limpeza e higienização do edifício, dos espaços, dos equipamentos de acordo com a política sanitária. 

 

Considerações gerais antes de entrar no edifício das Termas de Monfortinho 

  • Antes de se deslocar às Termas de Monfortinho deverá agendar antecipadamente os tratamentos e/ou consulta médica por telefone ou email.

  • Queremos garantir a disponibilidade no atendimento e respeitar as limitações do número de pessoas presentes.

  • Até 72 horas antes do dia da realização da consulta médica e/ou tratamentos, os utentes serão contactados para que possam responder a um breve questionário. As questões colocadas referem-se aos últimos 14 dias e com o intuito de saber se o utente teve algum sintoma de quadro respiratório agudo (tosse persistente, dificuldades respiratórias), febre (temperatura ≥ 38.0ºC), dores musculares generalizadas, cefaleias, fraqueza, náuseas/vómitos, diarreia entre outros, se esteve em contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19, se realizou alguma viagem para áreas de transmissão comunitária, inclusive em áreas nacionais, se esteve em contacto com alguém que realizou alguma viagem para áreas de transmissão comunitária, inclusive em áreas nacionais e caso seja profissional de saúde, se esteve em alguma instituição onde são tratados doentes com COVID-19. Caso a resposta seja afirmativa para qualquer uma destas questões as Termas de Monfortinho reservam-se no direito de recusar a marcação de consulta médica e/ou tratamentos termais. Caso pretenda, poderá fazer-se acompanhar por um comprovativo de um destes testes (zaragatoa ou análises clínicas). 

  • O questionário de rastreio ao vírus Covid-19 será assinado pelo utente no dia em que se deslocar às termas. O mesmo estará assinado pelo funcionário que o realizou, assim como a data.

  • Caso tenha algum dos sintomas acima descritos, deve entrar em contacto com a linha SNS24 (808 24 24 24).

  • O acesso às termas está restrito apenas para os utentes que tenham marcação de consulta e/ou tratamentos, não sendo possível a entrada de visitantes ou acompanhantes (salvo acompanhantes de utentes com limitações físicas e/ou psíquicas ou menores de idade). 

  • Caso existam acompanhantes, também estes serão sujeitos a um questionário, medição de temperatura e terão que cumprir todas as normas das termas bem como o EPI indicado (máscara, cobre botas e bata).

  • A qualquer altura, por alterações no quadro clínico quanto aos sintomas prováveis do Covid19 pode ser revista a decisão na frequência dos tratamentos termais. 

  • Caso o utente não cumpra as normas dadas pela empresa durante os tratamentos, salvaguardamo-nos no direito de pedir ao termalista que suspenda os tratamentos. 

 

Se no decorrer do tratamento termal o utente apresentar algum sintoma sugestivo de COVID-19 ou se estiver em contacto com uma pessoa com COVID-19 deverá informar a receção das termas e o tratamento será suspenso e deverá entrar em contacto com a linha SNS24.

 

  • Na sequência da Norma 031/2020 da DGS e com o intuito de protegermos os nossos clientes e colaboradores, existem tratamentos que foram suspensos temporariamente – Atividades realizadas na piscina interior (hidroginástica), Duche Facial, Massagens faciais e Rituais de Rosto. O envolvimento com lamas, o duche Vichy com massagem a 4 mãos, a massagem Ayurvédica, das 5 Energias e das Pedras Quentes, foram adaptadas, sendo que a massagem facial incluída nas mesmas, deixa de ser realizada.

 

Considerações gerais ao entrar no edifício das Termas de Monfortinho

 

  • Na entrada os utentes deverão higienizar as mãos com a solução de base alcoólica (SABA) e passar os sapatos pelo tapete com o desinfetante. No caso de o utente negar a desinfeção das mãos por ferimentos ou curativos nas mãos ou problemas dermatológicos graves, poderá ser fornecido um par de luvas, que deverá manter a higiene preventiva.

  • Os utentes deverão aguardar na entrada até que os rececionistas indiquem que podem entrar para a receção. 

  • A todos os utentes é medida a temperatura corporal através de um termómetro de infravermelhos sem contacto na entrada das termas. Para uma leitura correta da temperatura, a medição vai ser feita duas vezes e o utente deverá manter-se calmo e imóvel. Caso a temperatura corporal seja igual ou superior a 38 graus aplicaremos as medidas impostas no nosso plano de contingência.

 

Todos os utentes deverão utilizar máscara dentro do edifício das Termas de Monfortinho e certificarem-se que a máscara cobre totalmente o nariz e a boca.

 

  • É obrigatório respeitar todos os circuitos de circulação que se encontram dentro das termas, devidamente sinalizados, bem como todas as indicações dadas pelos funcionários.

  • Caso realize o tratamento Duche Vichy com massagem a 4 mãos, deverá trazer uma máscara suplente, uma vez que a outra irá molhar-se durante a realização do tratamento.

  • Todos os utentes deverão permanecer dentro das termas o mínimo tempo possível, restringindo apenas a sua permanência ao estritamente necessário, de modo a que outros utentes possam também eles entrar para realizar os seus tratamentos.

  • Deverá comparecer nas termas 20 minutos antes do início do tratamento e apenas prolongar a sua permanência até 20 minutos após o último tratamento.

  • Os horários dos tratamentos deverão ser respeitados. Caso não possa comparecer no horário definido, por favor, informe a receção. 

  • Deverá realizar o tratamento na cabine definida e no horário, respetivo. Caso pretenda alterar a cabine em questão, por favor, informe a receção.

  • Todos os utentes devem abster-se de trazer para as termas ornamentos decorativos (anéis, pulseiras, colares, brincos, etc.), caso sejam colocados no cacifo, as Termas de Monfortinho não assumirão qualquer responsabilidade pelos mesmos.

  • As cabines de troca de roupa serão indicadas pelos funcionários por forma a garantir a sua higienização.

  • Caso necessite de utilizar os chuveiros, deverá solicitar a chave na receção e entregar a mesma após utilização, trancando novamente a porta.

  • A circulação nas áreas de tratamento deve ser efetuada com a utilização de chinelos de uso único e exclusivo, fornecidos pelas termas. 

  • O pagamento deverá ser feito no ato da inscrição de preferência com cartão multibanco.

Tem dúvidas?
Contacte-nos

+351 277 430 320